Paradox Interactive Forums  

Go Back   Paradox Interactive Forums > Historical Games > Europa Universalis I

Reply

Thread Tools
Old 11-09-2001, 12:10   #1
mario
Sergeant

Thumbs up Portugueses on your way

Hi there!

This is my first message, if someone from the old Portuguese Empire wants to make contact please do so!

I’m going to write in English because there are some minor mistakes I want to point out.

Small mistakes ( If I’m wrong please correct me!):

Two African provinces are not well written: Luanda and Nampula. Please check.

The names of the Portuguese don’t end with Z, that’s Spanish.
Please correct the name of Bartolomeu Dias (First to cross the Cape Boa Esperança) and Dinis Dias (found Madagascar). And don’t forget to ad their first names for better identification.
Never saw Fernando Magalhães, Fernão Mendes Pinto, Americo Vespuccio, Gonçalves Zarco,

Please shown some respect for D. Fernando de Almeida (great warrior) and Afonso Albuquerque (great strategist) they are my favourite Portuguese heroes!

There are several Almeida along the history of Portugal, I know you are talking about the Great Vice-King of India D. Fernando De Almeida who fought the greatest naval battle in Asia to that date, don’t know because of World Wars.
If someone can explain please do so! I know he became completely crazy when he son was killed during a Pirate assault in India and avenged him. With 15 ships or so he destroyed an armada. He died fighting in the African coast in an ambush made by the natives when he was returning to Lisbon. He helped the Spanish Kings against Granada. When the news arrived at Iberia both countries moan his death. The Spanish Queen referred to him as the Man.

Big mistake in the game:
WHERE IS MADEIRA AND PORTO SANTO ISLAND? They were crucial for explorations of the African Coast and Brazil. Columbus lived there for several years learning the sea, he worked for the Portuguese and learned to navigate in the high sea with the Portuguese.

This is a truly a GREAT GAME.

Falando do jogo:
Joguei várias vezes por Portugal e foi um pouco complicado no inicio. A melhor táctica é conquistar e anexar Marrocos (os nossos queridos inimigos). São mais três províncias (enviem um colono para cada uma delas para ficarem católicas – penso que influencia o risco de revolta ?) mas cuidado porque agora somos vizinhos de Argel. Cuidado com alianças com reinos mouros porque eles estão muitas vezes em guerra e Marrocos é um alvo apetecido. Se pedirem para entrar em guerra devido a uma aliança militar cuidado porque pode ser atacado pela Turquia ou Argel ou outro qualquer reino que não gosta muito de católicos fanáticos como nós éramos há uns tempos atrás.
Depois de anexarmos Marrocos começamos a ganhar um dinheirito que dá jeito para aumentarmos os nossos exércitos. Agora vou tentar tirar a Andaluzia aos nossos velhos conhecidos (não é nada fácil porque precisámos de apanhar a Espanha em guerra com meio mundo - Holanda, Catalunha e Inglaterra de preferência - porque eles eram realmente grandes. Se conseguir digo-vos qualquer coisa. Qual será o impacto da perda da Andalusia para a Espanha? Penso que não foi equacionado pelos criadores do jogo, quando um país perde o seu porto mais importante (Sevilha) o que acontece às explorações e colónias?
Não se esqueçam de utilizar os Açores para explorarem a América do Norte e Canada porque existem províncias lá com itens que não existem em África, Índia e Brasil. Itens como Sal, Peles, Acessórios Navais e Algodão.

Esqueçam África Ocidental para estabelecer colónias (todas as que fiz dão desenvolvimento da população negativo), concentrem-se nas províncias do marfim. Façam uma na África Oriental ou (preferível) conquistem Zanzibar a Omã. Procurem novamente marfim mas verifiquem porque existem novos itens.

Brasil – apostem no comércio do Uruguai ao Suriname, colónias: comecem por Recife, Pará, Salvador, Aires. Cuidado com incursões espanholas no Sul. O Reino Inca está perto (nunca tentei conquistá-lo).

India – Carta de apresentação aos dois reinos para melhorar as relações e colocar comerciantes no maior número possível de províncias, estabelecer uma colónia com porto. Não avancei mais.

Já vou em 1540 se não estou em erro e da China e do Japão nada. Mas vou chegar lá.

Cuidado com áreas do mar que têm tempestade, lá vai a frota ao fundo.

Existem áreas do jogo que não percebo bem mesmo depois de ler o manual. Enviar mercadores (?)
Diplomacia em termos de influência directa no jogo
Estabilidade, o conceito está bem feito mas quando um reino católico entra em guerra com um reino muçulmano não devia descer mesmo que exista um tratado de paz porque eles estão sempre do lado oposto.
As estúpidas tarefas que são propostas para ganharmos pontos, conquistar Andalusia é muito frequente mas a maioria das vezes é impossível, anexar Marrocos não é fácil são preciso circunstâncias específicas, fazer alianças com reinos que são difíceis de encontrar, propor casamentos reais a países com quem não nos damos bem implica gastar muito dinheiro.

“ God gave us a small country to born but the whole world to die!”
mario is offline   Reply With Quote
Old 11-09-2001, 13:52   #2
Heyesey
Banned

Heyesey's Avatar

Are you playing the English version? Those guys are definitely called Diaz in English, and Magellan (I think that's how Magalhaes must be) shows for Spain in the grand campaign. Luanda/Launda we know about, it's been mentioned before... Nampula I never even heard of
Heyesey is offline   Reply With Quote
Old 11-09-2001, 14:03   #3
Suleyman
Lt. General

Suleyman's Avatar

Re: Portugueses on your way

Quote:
Originally posted by mario

Never saw Fernando Magalhães, Fernão Mendes Pinto, Americo Vespuccio, Gonçalves Zarco....
Ferdinand Magellan (his name in english) appears as a Spanish explorer.

This is probably historically correct. All history books say that he was a Portuguese citizen, but the Portuguese king did not support him in his expedition. Instead, Magellan turned to king/queen Ferdinand and Isabella of Spain. They provided him with money, support and ships. Therefore, Magellan worked for the Spanish kingdom. This is why the Philippines, Caribbean, Central America (and other discoveries) became Spanish possesions. Not Portuguese.
Suleyman is offline   Reply With Quote
Old 11-09-2001, 15:40   #4
mario
Sergeant

Fernando Magalhães was born in ...

Fernando Magalhães was born in Trás-os-Montes, Portugal. He worked and learned for several years in Lisbon making several voyages with his national flag. He presented the plan to his King but at that time Portugal was interested in India and already knew the fastest way to get there he then turned to the Spanish King and he was very interested because he couln´t use the Portuguese sea route (Tratado de Tordesilhas). He died during the voyage.
Old 11-09-2001, 18:51   #5
Gorion
Archivago

Gorion's Avatar

Amerigo Vespuccio also worked for Spain

And it is Tordesillas!
Gorion is offline   Reply With Quote
Old 11-09-2001, 19:06   #6
Heyesey
Banned

Heyesey's Avatar

Quote:
Originally posted by Gorion
Amerigo Vespuccio also worked for Spain

And it is Tordesillas!
Maybe it's spelt differently in Portuguese. Most everything is
Old 11-09-2001, 19:29   #7
Gorion
Archivago

Gorion's Avatar

Well, Tordesillas is in Castile, so if he wants to say the original name of the treaty, it is Tratado de Tordesillas, not Tratado de Tordesilhas.
Old 12-09-2001, 02:12   #8
Keoland
Banned

Keoland's Avatar

Olá Mário!

Eu também estou a jogar um jogo com Portugal (óbvio), mas estou a tentar fazer a coisa mais dura... evito de todo atacar os espanhóis (são a minha «barreira católica» contra os hereges).

Além de me concentrar em colónias (Brasil, Angola, Moçambique, toda a Índia - era demasiado rica para eu me concentrar só numas províncias - Malaca, e em vez de Macau, Taiwan), decidi expandir-me numa rota muito mais «lógica» para os nossos monarcas: segui para o Médio Oriente e libertei a Terra Santa (Judea e Samaria), graças ao Prior do Crato!

Agora, estou a planear realizar o sonho de D. Sebastião: re-criar o Império Bizantino...

A propósito, já reparaste que TODOS os comandantes navais portugueses podem servir de exploradores, mesmo os «básicos», e com qualquer tecnologia naval?

Até breve,
Keoland
Keoland is offline   Reply With Quote
Old 12-09-2001, 06:53   #9
Julius II
Private

Julius II's Avatar
EU3 Owner

Olá todos,

também acabei á pouco uma campanha com Portugal. Conquistar Marrocos é muito úteil. Quando chegei aos anos 1700 começei a conquistar o norte da africa acho que so tive tempo de chegar até o egipto.

Na Indía tinha 2 colónias Goa e Cochin onde tinha un CoT e varios TPs mas depois consegui conquistar "Hyperbad e Mysore" continuei até Malaca e timor e também á uma pronvincia con ouro ao pé da indonésia se não me engano que ficou minha e la também varios TPs. Conquistei também "Aden" e algumas provincias de Oman

Na Africa fiz muitos TP com algumas colonias, la pelo o fim do jogo tive um CoT em Luanda.

No Brasil tive algums TP e algumas Colonias, mas foi mais para o ouro em Mato Grosso, o tabaco e algumas provincias de açucar.

Tive imenso prazer naquelo jogo com Portugal, agora estou a jogar com os turcos mas breve vou tentar de novo com Portugal. Vou tentar conquistar o norte da africa e a terra santa como o nosso amigo Keoland.

Também gostave de ver Albuquerque e Almeida com mais valores para mostrar toda a importância deles na India.

Pronto Até Breve.

exitus acta probat

Julius II is offline   Reply With Quote
Old 12-09-2001, 07:31   #10
Heyesey
Banned

Heyesey's Avatar

Quote:
Originally posted by Gorion
Well, Tordesillas is in Castile
...but it's not necessarily spelt "Tordesillas" unless you happen to be speaking Spanish. Just because it's a Spanish town is no reason everyone in the world has to speak Spanish to refer to it.
Old 12-09-2001, 18:55   #11
Gorion
Archivago

Gorion's Avatar

He was speaking English.
Old 12-09-2001, 19:06   #12
Gorion
Archivago

Gorion's Avatar

If you're speaking in language A, and say the name of a place where the people speak language B, it is not logical to say it in language C.

Of course I don't care very much about this as you can see I put in the original post, but as you're trying to look smart, winning a stupid argument about this...
Old 13-09-2001, 06:25   #13
slugo
Colonel

slugo's Avatar
Diplomacy PlayerEU3 Collectors Edition OwnerNapoleonic MarshalVictoria: RevolutionsEuropa Universalis III: In Nomine
East India CompanyHearts of Iron III

Quote:
Originally posted by Heyesey
Are you playing the English version? Those guys are definitely called Diaz in English,
Thats not true. My grandfather immigrated from Portugal, and i have an s instead of a z(Dias) In my general history book, its spelled with an s. Most ppl assume the spanish spelling. i find myself constantly saying "Dias with an s", to which ppl invariably say" D I A Z? is that right?"Silly ppl, tho i might have got better grants for school if i just marked hispanic, no one wouldve known

secrecy begs tyranny- jubal harshaw
slugo is offline   Reply With Quote
Old 17-09-2001, 16:34   #14
mario
Sergeant

Thanks

Thanks,

You Know what I mean. If other people from a different country change our names (Dias = Diaz , Magalhães = Magallanes, Magellan) I believe we can say their towns in Portuguese.
I'm sorry but I learned in my History class (some time ago) to say TORDESILHAS, por isso apresenta queixa no Ministério da Educação.

Olá estive uns tempos fora por razões profissionais mas já cheguei e joguei mais um bocadinho.

Sobre o jogo:

Obrigado por enviarem algumas conclusões vossas, é importante para todos. Neste momento não tento fazer o percuros histórico português mas sim o que eu teria feito se fosse eu a organizar. Tenho uma aliança militar com os franceses, mandei os ingleses passear. Os franceses com a minha ajuda (e de outros países) puseram os holandeses em baixo e os amigos da Escócia para cima. Os Espanhois não têm tempo para respirar porque têm os Franceses de um lado e eu do outro. A Escócia com força dá que fazer aos ingleses.

NA EUROPA
Já conquistei metade da Espanha (Galiza, Asturias, Andalusia, Gibraltar, Toledo e Catalunha). Toledo tem ouro pessoal, conquista número 1. Galiza e Asturias têm ferro e cobre se não estou em erro. Catalunha ( que parece que está mal escrita mas dou o beneficio da dúvida porque pode estar em catalão) não é grande coisa, mas é um importante porto com muita população.
Não se incomodem se os espanhois conquistarem algumas provincias do nosso Brasil porque se estivermos a ganhar eles devolvem tudo.

EM AFRICA
Natal é muito bom para estabelecer uma colónia, tem um indice de crescimento positivo, Fernando Pó também mas é pequeno.
As ilhas de Sao Tomé e Principe existem?
Descobri Madagascar mas ainda não explorei, vou definitivamente fazer lá uma colónia. Estou há procura de um bom sitio para fazer uma colónia no lado atlantico. (Para além das colónias marroquinas que já conquistei).
Ainda não explorei de Natal para cima, e tenho apenas dois entrepostos comerciais perto do corno de áfrica (mogadiscio(!) e outro).

NA AMÉRICA
FIz uma Colónia em Cali ( do outro lado da América do Sul) perto de uma provinca com ouro (Os Espanhois ficaram fracos com as minhas conquistas). O Brasil continua a ser colonizado mas os espanhois após a última guerra complicaram um bocadito, tive que refazer a parte comercial. As minhas duas colónias estão bem (Recife e Salvador). Vou explorar o Caminho de magalhães.

NA ÁSIA
Estou com um bocado de azar aqui. OS reinos inimigos têm muita população. As provincias disponiveis têm populações grandes mas belicosas. Em Cochim já deitaram entrepostos e colónias abaixo umas quatro vezes. Agora resolvi ser comercial. Tenho entrepostos de nível três em praticamente todas (Menos em Mangalore, são chatos estes gajos). Colonizei duas provincias sem população no Norte mas têm crescimento populacional negativo. Estou a começar a explorar o lado oriental da India. Entreposto no Ceilão.
Ainda não passei da India, o que para mim sendo português é um pouco chato mas continuo com esperança.

Existem determinados pormenores no jogo que deviam ser mais bem esclarecidos. Uma árvore tecnológica e seu impacto no país, muitas vezes não sei porque perco ( Os portugueses na Ásia eram em menor número mas eram melhores tacticamente e tecnologicamente, penso que isso não se reflecte no jogo).
A Batalha da Fortaleza de Diu em que uma guarnição de cerca de 250 homens aguentou o assalto de cerca de 17000 muçulmanos (é mesmo 17000).
Livro "Espadas, Armas e Tomates" os grandes feitos navais e militares dos portugueses em todo o Mundo. Vou ter que comprar outra vez porque ofereci a um amigo meu escocês que estava sempre a gozar-nos. A partir desse dia estranhamente calou-se.
Old 17-09-2001, 18:26   #15
vasco_da_gama
Sergeant

vasco_da_gama's Avatar

Smile Resposta / Reply

Tens toda a razão no que concerne à inacreditável capacidade demonstrada pelos portugueses na Ásia não ser exprimida no jogo. Eu próprio achei bastante piada a esse livro (Homens Espadas e Tomates). Também compreendo que temos uma visão sempre um pouco enviesada da nossa História mas se o Francisco de Almeida e o Afonso de Albuquerque fossem mais valorizados no jogo estaríamos apenas a aumentar o rigor histórico.

Tranls:
You are right about the unbelievable capacity of the portuguese in Asic not being reflected in the game. I also found that book (Men, swords and "balls") nice. I admit one always has a biased view about his own country History. Nevertheless, the game would be much more historically precise if Francisco de Almeida and Afonso de Albuquerque had higher mobility and battle values.
vasco_da_gama is offline   Reply With Quote
Old 17-09-2001, 18:30   #16
Gorion
Archivago

Gorion's Avatar

Quote:
por isso apresenta queixa no Ministério da Educação.
Lo haré, gracias por la indicación. Pero que conste que sólo decimos Magallanes cuando hablamos en castellano.

Quote:
Catlunha ( que parece que está mal escrita mas dou o beneficio da dúvida porque pode estar em catalão)
Catalonia = English
Catalunya = Catalan
Cataluña = Castilian
Catalunha = Portuguese
Catalogne = French
Old 17-09-2001, 21:14   #17
Julius II
Private

Julius II's Avatar
EU3 Owner

Livro

Obrigado pela a idea do livro não conhecia esse.

Onde posso encontra-lo no internet, já procurei na mediabooks, amazon e barnes and noble ??

exitus acta probat

Last edited by Julius II; 17-09-2001 at 21:24.
Julius II is offline   Reply With Quote
Old 17-09-2001, 22:36   #18
Keoland
Banned

Keoland's Avatar

E, já agora, eu também queria apresentar uma queixa no que diz respeito ao Oriente: como é que é que Macau é uma província puramente chinesa? [devia ser tipo uma peninsulazinha onde se pudesse pôr um TP ou uma coloniazita sem que os chinas notassem...]

É que, da maneira como está, a única maneira de ficarmos com Macau é atacando a China e obrigar o país (o tal com os 'exércitozinhos' de 100 000+ tipos) a ceder-nos a província, o que não é nada histórico!

E por falar em histórico, a ilha da Formosa (Taiwan) não é considerada um país, pelo que podemos fazer lá uma colónia e eventualmente absorver os taiwaneses todos!
(Deste modo, eu uso Taiwan em vez de Macau).

E quando os japoneses 'fecham o comércio ao Ocidente', eles bloqueiam o comércio também aos seus próprios mercadores! É idiota até dizer chega.

Quanto a São Tomé e Príncipe, está representado com a ilha de Fernando Pó - se lerem o nome da colónia que fundam lá, ela chama-se 'Sao Thome'.

E ainda por cima começamos o jogo sem a feitoria de S.Jorge da Mina, que já existia em 1482!

Até breve,
Keoland
Keoland is offline   Reply With Quote
Old 20-09-2001, 10:51   #19
mario
Sergeant

Well there are some mistakes as we go along the Orient.

Reached Japan finnaly. (a bit late I must admit!)

Timor must have at least two provinces because the Portuguese were on one side and the Dutch on the other. Size must be a little increased also. (I think it was already pointed in Portuguese!).

As said before Macau is not historically correct in the game. The Portuguese traders were allowed to stay there to trade and eventually started to evolve until it became a colony. This territory was very important for the trade with Japan until the country closed all borders with foreign traders.

Regarding the game maybe you can explain:

Why all metal components (copper, gold, ...) do not a manufacture to improve?
Old 20-09-2001, 10:59   #20
mario
Sergeant

Para Vasco_da_Gama

Aconselho o livro do historiador inglês Boxer que infelizmente penso que faleceu. O império marítimo português (desde a Conquista de Ceuta até à independência do Brasil).

existe um livro que infelizmente não sei o titulo e o nome do escritor (vou procurar) que nos dá uma ideia completamnte diferente daquilo que fizemos.

Devemos enaltecer quem fez bem e não devemos como sempre deitar abaixo os nossos grandes homens do passado e (alguns, poucos, cada vez menos!) do presente.

Sabes quem é considerado nesse livro um grande estadista: Marquês do Pombal (Revolucionou (ou tentou) Portugal!).
Reply

Thread Tools

Posting Rules